A importância da Contabilidade para Startups

A palavra da vez agora é: “Startup”. Empreendedores de startups estão na moda como nunca estiveram: a cada semestre vemos novas produções sobre empreendedores do Vale do Silício virarem “blockbusters”, capas de revistas contando cases de sucesso nacionais, eventos e competições para startups “pipocam” nos quatro cantos do país e a grande mídia registra e divulga tudo para o deleite de todos que gostam do assunto.

Contabilidade para Startups

Startup se tornou sinônimo de inovação, tecnologia, criatividade e sobretudo ideias disruptivas: e talvez por isso, a maioria dos empreendedores dessse segmento colocam grande esforço nesses atributos e se esquecem completamente de fortalecer seus neg´cios com uma boa contabilidade e com controle financeiro eficaz.

Se você for muito bem-sucedido no desenvolvimento do seu MVP (do ingês Minimum Viable Product – Produto Viável Mínimo), obter a validação do seu produto no mercado-alvo e atingir boas taxas de crescimento, aparentemente você terá feito a lição de casa. Mas o que dizer de um empreendedor que fez tudo isso mas ainda não formalizou o seu negócio; que mistura as contas pessoais com as contas da empresa, que não calcula e recolhe corretamente os impostos e que não conta com relatórios financeiros confiáveis? Será que a lição de casa está realmente sendo feita? Como um investidor avaliaria tal startup?

Pensando nisso, abaixo estão listados 5 bons motivos para você empreendedor dedicar um tempinho para profissionalizar a contabilidade de sua startup:

1 – Contabilidade imprecisa pode afastar investidores;
2 – Misturar a pessoa física com a jurídica pode gerar grandes dores de cabeça;
3 – Sem uma boa contabilidade você provavelmente pagará mais impostos;
4 – Pratique governança corporativa “light”.
5 – Use a tecnologia ao seu favor para conseguir o “bom e barato”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *