Sistema de gestão financeira. O que é e quais são os benefícios?

O sistema de gestão financeira é um software que objetiva organizar as finanças das empresas. Para isso, dispõe de ferramentas de armazenamento e gerenciamento das informações, automatizando os processos e permitindo uma visão geral dos dados.

Pensando nisso, listamos algumas vantagens da utilização do sistema para as empresas.

Otimização do tempo e das informações

Processos que antes duravam horas de separação e classificação de documentos e preenchimento manual em planilha podem ser facilmente substituídos pelo gerenciamento de informações dentro do sistema de gestão financeira, economizando tempo e gastos com impressão/digitalização. Além disso, gera uma comunicação mais eficiente com a contabilidade, facilitando o envio das informações.

Controle do Faturamento

A emissão de notas fiscais atrelada ao controle dos recebimentos é mais um benefício da utilização de sistemas de gestão financeira na sua empresa. Além da otimização da tarefa de emissão de notas, o registro das contas a receber em nuvem facilita a conferência das entradas no dia a dia, como por exemplo quais clientes pagaram em determinada data e quais ainda não realizaram o pagamento e como isso afetará o caixa da empresa.

Geração de relatórios

Com base nas informações inseridas regularmente no sistema, é possível gerar relatórios gerenciais dentro da própria plataforma, onde se pode estudar o fluxo de caixa, gerenciar as contas a pagar e identificar clientes inadimplentes. Além disso, informações relevantes que auxiliam na tomada de decisão podem ser obtidas no sistema como: variação de preço de algum fornecedor, quais produtos estão vendendo mais, variação de faturamento para identificação de períodos de alta e baixa demanda ou o funcionário que mais se destacou nas vendas durante determinado período, por exemplo.  

Evitar a falha humana e ajudar a identificá-las

Caso uma despesa não tenha sido aprovada no banco a tempo da data limite, o sistema alertará o usuário sobre tal pagamento não identificado até a data do vencimento, permitindo que a empresa regularize as despesas o mais rápido, evitando assim o acúmulo de juros e multa de impostos e fornecedores.

Além disso, informações incorretas que não batem com o sistema não são aceitas, o que permite ao usuário checar novamente suas informações e registrá-las corretamente. Tal conferência não ocorre facilmente em outros tipos de controle, como as planilhas, que dependem unicamente da informação inserida e geralmente não possuem a programação para entender se algo está errado.

Nesse texto listamos algumas vantagens de utilizar um sistema de gestão financeira, contudo, as possibilidades de aproveitamento da plataforma são vastas, a depender do seu uso.

Ficou interessado(a) em otimizar o dia a dia da sua empresa com o uso de uma ferramenta de gestão financeira completa? Entra em contato e estudaremos a melhor solução para o seu negócio.

Conte com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.