Jornada do Empreendedor Matriz: investimentos

Agora que a empresa já está constituída, funcionando e gerando lucro (consulte o seu contador para validar o lucro do seu negócio), podemos utilizar os recursos para reinvestir e continuar crescendo!

Os investimentos no negócio podem ser estratégicos em relação a operação e divulgação, como por exemplo a contratação de um software mais eficiente, a criação de campanhas publicitárias ou dinâmicas de grupo entre os colaboradores para aumentar a produtividade.

Contudo, no último conteúdo da série Jornada do Empreendedor trataremos de outro tipo de investimento, o investimento dos recursos financeiros.

A partir do momento que o dinheiro é aplicado em instituições financeiras, tanto as pessoas físicas como as pessoas jurídicas recebem uma rentabilidade referente ao valor aplicado. Ou seja, em vez do dinheiro ficar parado na empresa ele passa a gerar rendimentos, que podem ser utilizados para pagamento de despesas, por exemplo.

Contudo, existem algumas diferenças entre os investimentos para pessoas físicas e jurídicas.

As empresas contam com algumas restrições em relação a disponibilidade dos produtos, estando alguns deles disponíveis diretamente apenas para pessoas físicas, como é o caso do Tesouro Direto.

Além disso, existe uma diferença tributária nas aplicações, como por exemplo em alguns tipos de investimentos a isenção do Imposto de Renda só é válida para pessoas físicas (Ex.: LCI, LCA, FII’s, etc.).  

É importante ressaltar que antes de aplicar os recursos, o perfil de investidor das empresas também precisa ser avaliado, assim como na pessoa física, para entender qual o tipo ideal de investimento diante da expectativa de retorno e da sensibilidade ao risco do negócio.

Além disso, é importante estar atento a liquidez das aplicações, ou seja, o prazo que aquela aplicação pode ser resgatada e convertida em dinheiro. Como por exemplo, no caso de o valor aplicado ser utilizado para pagar as despesas do negócio no dia a dia, ou compor a reserva de emergência, o ideal é aplicar os recursos em liquidez diária para resgate sempre que necessário.

Para um gerenciamento ideal das aplicações dos recursos financeiros da empresa, contacte um consultor financeiro de sua confiança. O consultor pode avaliar qual o tipo de investimento ideal para a sua empresa em busca de atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo.

A Matriz Contábil conta com profissionais experientes e capacitados em consultoria financeira para ajudar a você e a sua empresa a escolher o melhor caminho para o gerenciamento dos recursos e investimentos.

Vale ressaltar que um passo importante para realizar antes de planejar a aplicação dos recursos é a previsão do caixa. Desse modo, conseguimos estudar e aplicar o gerenciamento das receitas e despesas do negócio e manter o dinheiro aplicado por mais tempo para obter consequentemente mais retorno.

Quer saber um pouco mais sobre como prever o seu caixa? Acesse o nosso e-Book gratuito. Clique no link e baixe o PDF ou solicite através do nosso WhatsApp: (81) 99860-0157

✅  Jornada do empreendedor: Plano de negócios
✅  Jornada do empreendedor: Como abrir uma empresa?
✅  Jornada do empreendedor: Opção tributária
✅ Jornada do empreendedor: Manutenção/contratação de funcionários
✅ Jornada do empreendedor: Prolabore x lucro
✅ Jornada do empreendedor: Investimentos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *